sexta-feira, 8 de julho de 2011

Os 65 anos do traje mais querido do mundo

 Modelo de biquíni usado pela
atriz italiana Monica Bellucci

Ele encanta multidões de homens e mulheres desde os anos 40, desperta interesse e possui diversos modelos. Criado pelo engenheiro mecânico francês Louis Réard, este pedaço de pano causou escândalo na época, a ponto de o Papa Pio XII proibí-la, acreditando que atentava aos padrões seguidos pela igreja católica.

Porém, essa repressão não se estendeu: Diversas atrizes de Hollywood e do cinema mundial, como Brigitte Bardot, Ava Gardner, Marilyn Monroe e Ursula Andress adotaram as duas peças em seus filmes e vida, chamando ainda mais atenção.

 A primeira Bond girl usou biquíni e 
esta cena foi considerada uma das mais 
famosas e sensuais do cinema
 
Em alguns países, o biquíni foi abolido na década de 1950, mas a partir de 1960, ele atingiu seu auge. O termo “biquíni” vem de Atol de Bikini, local onde ocorreu a detonação da primeira bomba atômica dos Estados Unidos. Louis apresentou sua peça cinco dias após o incidente e “homenageou” a explosão.

Tido como “libertação feminina”, o biquíni é obrigatório no guarda-roupa de qualquer mulher, e diversos modelos foram criados nestes 65 anos. Do conservador ao cavado, o traje é sensual, inovador a cada ano e um símbolo da mudança dos tempos para a mulher.

 Brigitte Bardot causou alvoroço
nos anos de 1950 ao usar biquíni em seus filmes

Beijos e até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário