terça-feira, 15 de março de 2011

10 lições para a Inteligência social

 Hoje vamos compartilhar um texto que fala sobre a convivencia em grupo.
Acompanhe estes 10 passos e veja como deixar o mundo melhor com pequenos gestos:


Exercite o amor-próprio
É preciso manter o foco no próprio interior para começar a desenvolver a inteligência social. Não é difícil entender o porquê: uma pessoa com elevada autoestima, autoconfiança e autoconhecimento transmite muito mais segurança em seus relacionamentos do que alguém que não possui estas qualidades. Dessa maneira, ela também não encontra grandes dificuldades para influenciar os indivíduos a colaborarem na realização dos objetivos que propôs, afinal, todos se sentem seguros e confiantes ao seu lado.


Valorize o próximo para sentir-se respeitado
Quando fazemos um indivíduo se sentir respeitado e valorizado, adquirimos sua confiança e, consequentemente, teremos também mais um colaborador naquilo que desejamos obter. Além disso, com esta postura é possível ajudar uma pessoa ou um grupo a conquistar seus próprios objetivos. Isso porque os significados dados por ambas as partes àquela meta tenderão a ser iguais, o que estreitará os relacionamentos, a confiança, o feedback, e a assertividade entre todos os envolvidos.


Assuma uma postura assertiva
Existem três tipos básicos de comportamento humano: passivo, agressivo e assertivo. O passivo ocorre quando o indivíduo sempre fala sim para tudo e para todos, por receio de magoar seus semelhantes. Este tipo de comportamento, porém, pode trazer sofrimento e problemas de relacionamento. Já o agressivo é um empreendedor nato, com tendências centralizadoras. Embora seu perfil seja adequado para lidar com situações adversas, seu maior defeito é a inflexibilidade. Por fim, os assertivos defendem seus direitos e sabem dizer não, mas também são capazes de reconhecer uma boa idéia ou argumento. Sem dúvida, esse é o comportamento de quem tem inteligência social. 




Estimule a empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Por isso, quando desejamos estimular uma pessoa a colaborar conosco, devemos, antes de tudo, entender como ela se sente em relação àquele contexto. No momento em que se estrutura este relacionamento empático, nos tornamos aptos a fazer uma interpretação correta dos motivos que a levam a querer ou não se envolver com nossos projetos. Assim, podemos propor alternativas quando necessário e, conseqüentemente, estabelecer um relacionamento muito mais confiável e promissor.



Exercite o respeito ao próximo
Procure treinar constantemente a assertividade e a empatia. Dessa forma, você saberá identificar qual é o limite de cada um sem, contudo, tornar-se passivo diante de determinada situação. Porém, entenda que, para ser empático, você não precisa apenas se solidarizar com as limitações alheias, mas também saber enxergar as qualidades dessas pessoas. Dessa forma, você não somente compreende o outro, mas também o valoriza.



Fuja do papel de vítima 
Frequentemente, a autopiedade surge quando não conseguimos atingir um objetivo – sentimento que pode atrapalhar todos os nossos relacionamentos profissionais e pessoais. Por isso, a melhor forma de lidar com as emoções negativas é adotar um comportamento preventivo e fugir da posição de vítima. Ou seja, em vez de pensar “essa pessoa fez isso para me atingir”, reflita sobre a sua parcela de culpa na situação, sobre as verdadeiras motivações do outro e, até mesmo, sobre a inevitabilidade do acontecido.



Transmita idéias com clareza
Utilizar a inteligência social é também saber argumentar e expor opiniões sem, contudo, inibir os pensamentos alheios. A postura assertiva, mais uma vez, mostra que é possível transmitir suas idéias com objetividade, clareza, transparência, ética e honestidade. Para que esta mensagem seja bem recebida, deve-se colocá-la de maneira firme, porém não ríspida. Falar de maneira calma e sem alterar o tom de voz, por exemplo, pode ajudar nesse processo.



Demonstre emoções sinceras
A sinceridade é um elemento importante nas relações humanas. Isso porque, para obter colaboração por parte das pessoas, é necessário que um relacionamento de confiança e sinceridade já esteja consolidado. Porém, lembre-se que estes elementos precisam ser conquistados por meio da ética e de ações práticas. Ou seja, para que isso ocorra, é necessário ser sempre condizente com aquilo que se diz, afinal, não existe confiança imposta, mas sim conquistada.


Conquiste a confiança alheia
Saber ouvir aquilo que lhe dizem é essencial para conquistar a confiança alheia. Embora pareça simples, nem sempre desenvolvemos a capacidade de escutar corretamente. Para isso, é preciso prestar muita atenção às informações que lhe são transmitidas, mesmo que sejam críticas ou elogios. Com este esforço, você estará apto, inclusive, a opinar com mais segurança sobre o assunto que está sendo discutido. Ser participativo lhe permite fornecer um retorno importante a quem fala e, acima de tudo, demonstra preocupação




Respeite a individualidade
Lembre-se: existem várias formas de dizer uma mesma coisa. Por isso, para garantir que sua mensagem chegue da maneira correta, você deve conhecer o tipo de comportamento e forma de agir do receptor. Respeitar a individualidade e adaptar o tratamento que dará a cada pessoa é essencial para obter a colaboração. Seja transparente, mas saiba o que falar, para quem falar, como falar e o momento de falar.

Beijos e até o próximo post...

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