terça-feira, 22 de março de 2011

A evolução da beleza via Photoshop


Mais um dos exemplos que causam polêmica, a “evolução” da beleza feminina com o uso de um pequeno grande artefato: Photoshop. O assunto é controverso, pois muitos acreditam que o que realmente deve ser exibido é a beleza natural, sem tratamentos e outras técnicas. Por outro lado, os publicitários não conseguiriam dar a mesma ênfase a um produto ou serviço se não praticassem essas técnicas.

O Photoshop dá uma beleza surreal as imagens, que ficam perfeitas, mas até onde esta perfeição é boa para o mundo? Estamos criando um mundo imaginário, onde os jovens se espelham nos anúncios publicitários, almejando um mundo perfeito para si. Pensando nisso, um novo projeto de lei está em tramitação na Câmara dos Deputados, que obriga imagens tratadas com Photoshop a virem com a advertência “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”.

Esse projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O Projeto de Lei dirige-se inicialmente apenas a imagens publicitárias, o que eliminaria, por exemplo, os “banhos de Photoshop” que revistas masculinas promovem nas fotos de suas modelos nuas. O projeto prevê multa de R$ 50 mil para quem desobedecer a lei. O objetivo é acabar com a “idealização” do corpo humano. Projetos assim também já estão em discussão na França e na Inglaterra. Ambos propõem que os anúncios sejam mais realistas e as imagens sofram menos intervenções do Photoshop.

Beijos e até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário